Polícia prende dois suspeitos de envolvimento no assassinato de advogado, em Fortaleza
06/05/2025
(Foto: Reprodução) A captura ocorreu nessa segunda-feira (5). Na ação, quatro armas, munições, drogas e dinheiro também foram apreendidos. Polícia prende dois suspeitos de envolvimento no assassinato de advogado
A Polícia Militar prendeu nesta segunda-feira (5) dois homens suspeitos de envolvimento no assassinato do advogado Silvio Vieira da Silva, de 54 anos, ocorrido no bairro Genibaú, em Fortaleza.
Ele era conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Ceará (OAB-CE) e conhecido por atuar na defesa de policiais e em outros processos de repercussão, como a chacina do Curió.
O advogado foi morto a tiros dentro do seu próprio carro. Durante a prisão, foram apreendidos quatro armas, munições, drogas e dinheiro. Os suspeitos são um homem de 24 anos e outro de 20. Ambos têm passagens pela polícia.
Dupla é presa suspeita de participar de morte de advogado.
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Advogado que atuou nos casos da chacina do Curió e de contadora morta é assassinado
Torcedor do Colo-Colo é preso em hotel por furtar caixa de fogos de artifício em Fortaleza
"Durante as buscas, os suspeitos, um homem, de 24 anos, com passagens por homicídio, e outro, de 20 anos, com passagens por porte ilegal de arma de fogo e receptação, foram capturados por policiais militares na região. Com eles, quatro revólveres cal. 32 e 38, cerca de 70 munições, rádios comunicadores, drogas, pinos utilizados para armazenar cocaína e dinheiro foram apreendidos."
A dupla foi autuada pelos crimes de homicídio doloso, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O homem de 24 anos também foi autuado por receptação. Os dois foram colocados à disposição da Justiça. O caso segue sendo investigado.
Carro do advogado Sílvio Silva no local onde ele foi encontrado morto
Arnaldo Araújo/TVM
Sócio aponta emboscada
Silvio Vieira da Silva, de 54 anos, foi morto no bairro Genibaú, em Fortaleza.
Reprodução
Ainda não há detalhes sobre como o crime ocorreu. De acordo com o sócio de Sílvio, o advogado Delano Cruz, ele teria sido vítima de uma emboscada. Cruz afirmou que, horas antes de ser morto, Sílvio recebeu ligações de forma insistente de uma pessoa que informava sobre um pagamento que ele teria a receber.
A vítima ainda chegou a pedir que a pessoa na ligação fizesse um Pix, mas isso não aconteceu e ela foi buscar o dinheiro pessoalmente. O nome dessa pessoa não foi divulgado.
"Deve ser uma pessoa de extrema confiança dele porque ele tem uma certa dificuldade, ele pouco atendia telefone celular. Então se ele veio é porque é um número que já está gravado", afirmou o advogado Delano.
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Silvio era especializado em Direito Criminal e atuava como conselheiro seccional da OAB-CE para a gestão 2025-2027.
Advogado assassinado atuou em casos de repercussão no Ceará
Silvio e seu escritório costumavam atuar na defesa de policiais e o advogado atuou no julgamento da Chacina do Curió, que deixou 11 mortos em Fortaleza, em 2015. Os 34 réus do processo são policiais militares.
Ele também atuava como advogado de defesa do professor Leonardo Nascimento Chaves, acusado de encomendar a morte da própria esposa, a contadora Kaianne Chaves, assassinada dentro de casa em uma simulação de latrocínio.
Em nota, a OAB-CE lamentou o crime, decretou luto oficial de três dias e ordenou que as bandeiras da organização fiquem hasteadas a meio mastro.
“É um momento de imensa consternação para toda a advocacia. Decretei luto de 3 dias em memória do colega e amigo Sílvio. Toda a advocacia e a OAB estão de luto”, afirmou a presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, que solicitou das autoridades o máximo empenho na apuração do bárbaro crime.
Advogado morto atuou no júri da Chacina do Curió, relembre o caso:
Reportagem especial mostra lutas motivadas pelo luto da Chacina do Curió
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: