Motociclista vai a julgamento nesta segunda (22) por morte de passageiro atropelado por ônibus

  • 21/06/2026
(Foto: Reprodução)
Jovem cai de moto e é atropelado por ônibus em Fortaleza O júri popular julga, nesta segunda-feira (22), o motociclista de aplicativo Wenderson Jhemerson Silva Muniz pela morte do passageiro João Victor Fontenele Eloia, aos 21 anos, ocorrida em 27 de setembro de 2024. O julgamento será realizado pela 2ª Vara do Júri de Fortaleza, a partir de 9h45, em espaço cedido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro Edson Queiroz. O réu responde ao processo em liberdade. O jovem morreu atropelado por um ônibus após cair da garupa da motocicleta conduzida por Wenderson, na avenida 13 de Maio, no bairro Benfica, em Fortaleza. O condutor da motocicleta se envolveu em uma discussão de trânsito com outro motociclista e, mesmo o passageiro tendo pedido para descer do veículo, a solicitação foi ignorada. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp O Ministério Público do Ceará denunciou Wenderson por homicídio doloso duplamente qualificado - pelo motivo fútil e pela circunstância ter gerado perigo comum, além de deixar de prestar imediato socorro à vítima. A família de João Victor luta ainda por uma lei federal que responsabilize as empresas de transporte por aplicativo por acidentes como o que vitimou o jovem. O mote da campanha tem sido "Quando o passageiro chama o motorista, ele confia no aplicativo". O texto ainda não tramitou em comissões. A defesa do acusado foi procurada, mas não foi encontrada. O espaço segue aberto para posicionamento. Universitário cai de moto e é atropelado por ônibus em Fortaleza. Redes sociais/Reprodução Como aconteceu o acidente, segundo o Ministério Público: Em 27 de setembro, o universitário João Victor Fontenele Eloia, de 21 anos, solicitou uma corrida pelo aplicativo 99Pop para ir ao trabalho, que foi aceita por Wenderson. No trajeto, o condutor passou a trafegar em alta velocidade e chegou a encostar levemente no guidão de outra moto na Rua Marechal Deodoro. Após a batida, houve discussão entre os motociclistas em meio ao trânsito. O condutor que levava o universitário agrediu o outro homem com um “tapa no peito” e “dedo na cara”, “falando muito alto”. O semáforo abriu e, mesmo com João Victor na garupa, Wenderson perseguiu o outro motociclista para continuar discussão. Durante a perseguição, Wenderson avançou um semáforo vermelho e fez uma curva fechada no cruzamento das ruas Rua Marechal Deodoro com a Avenida 13 de Maio, momento que João Victor caiu na pista e foi atropelado por um ônibus que trafegava na 13 de Maio. O universitário chegou a ser socorrido, mas não resistiu. "Muito embora fosse o réu o responsável por realizar o transporte da vítima em segurança, os relatos são no sentido de que era a vítima quem tentava a todo tempo apaziguar os ânimos do réu, havendo informes inclusive de que, possivelmente já temendo por sua segurança, a vítima chegou a solicitar que o réu parasse a motocicleta para que a vítima pudesse descer, pedido este que foi ignorado pelo réu", diz um trecho do documento. Enquanto isso, Wenderson fugiu do local. Ele se apresentou à polícia um dia depois da morte, ocasião em que prestou esclarecimentos e foi liberado. LEIA TAMBÉM: Universitário morre atropelado por ônibus após cair de moto em Fortaleza Vídeo: motociclista que levava jovem atropelado por ônibus furou sinal vermelho Motociclista que levava jovem atropelado por ônibus se apresentou em delegacia e foi liberado, em Fortaleza Homicídio doloso O Ministério Público denunciou Wenderson por homicídio doloso duplamente qualificado pelo motivo fútil e pela circunstância ter gerado perigo comum, além de deixar de prestar imediato socorro à vítima. "Pelo que se constata da dinâmica acima narrada, o réu, agindo por motivo fútil, em razão de pretender continuar uma discussão banal de trânsito com um motociclista ainda não identificado, agiu em desprezo pela vida da vítima, seu cliente/garupeiro, tendo assumido o risco de produzir o resultado morte ao trafegar em alta velocidade, discutindo com outro motociclista, tendo, inclusive, avançado sinal vermelho", disse o Ministério Público. "Não bastasse isso, o réu agiu de modo a gerar perigo comum na medida em que perseguiu outro motociclista e avançou sinal vermelho em via pública movimentada, em horário de pico, de modo que sua conduta claramente poderia ter dado causa a outras colisões, lesões e/ou mortes", acrescentou o órgão. Pedido de suspensão da habilitação Passageiro cai de moto e é atropelado por ônibus em Fortaleza TV Verdes Mares/Reprodução Também foi solicitada à Justiça, pelo Ministério Público, a suspensão da permissão ou da habilitação do motociclista pelo prazo inicial de seis meses. "Tais fatos demonstram que o réu não possui condições para continuar conduzindo automotor, de modo que o Ministério Público requer seja decretada, cautelarmente, a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor", afirmou o órgão. Em caso de condenação, o MPCE também requereu que Wenderson pague uma indenização no valor de R$ 40.500 aos familiares do universitário. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2026/06/21/motociclista-vai-a-julgamento-nesta-segunda-22-por-morte-de-passageiro-atropelado-por-onibus.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Quem me levará sou eu

Dominguinhos

top2
2. Chuva de honestidade

Flavio Leandro

top3
3. Sebastiana

Daniel Frota

top4
4. Garimpeiro

JotAlencar

top5
5. Parte da minha vida

Fábio Carneirinho

Anunciantes